photo cale_zpsrue3sior.png

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sífilis: teste é muito importante para gestantes


A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, a chamada sífilis congênita, e por contato sexual. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. Especialmente no caso da sífilis congênita, pode causar aborto, má formação do feto e morte ao nascer.

Sífilis congênita

Por isso, todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes. O teste VDRL, que identifica a doença, faz parte da rotina do pré-natal. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores).
Uma vez diagnosticada, a gestante tem tratamento disponível na rede pública de saúde. Importante também que seus parceiros sexuais sejam diagnosticados e tratados, já que há risco de reinfecção. Em alguns casos, os bebês podem ter que realizar o exame para identificar a doença após o nascimento.

Sinais e sintomas

Outra recomendação, esta válida para as gestantes, para seus parceiros e para todas as pessoas: camisinha em todas as relações sexuais! Vale, também, saber quais são os sinais e sintomas da doença e ficar atento.
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.
Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.
Portanto, vale o alerta: como a doença pode, na maior parte das vezes, não apresentar sintomas, todas as pessoas que tiveram relações sexuais sem proteção devem realizar o teste!


0 comentários:


 photo Slide1_zps0cabd9f4.jpg